Diferente do que todos pensam o Bonsai não é um tipo de semente e sim uma árvore plantada em vaso. O significado da palavra Bonsai é árvore na bandeja, ou seja, qualquer árvore pode ser transformada em um Bonsai. Ela não nasce propriamente dita como um Bonsai e sim se torna um através das mãos do Bonsaista. Isso tudo com critérios e regras que devem ser respeitadas para que sua planta seja harmônica e bela aos olhos
Com certeza você já deve ter visto na televisão, filmes ou series um bonsai e se perguntou o que é e como é o seu cultivo. Diferente do que muitos pensam o Bonsai não é um tipo de semente, ela não nasce propriamente dita como um Bonsai e sim se torna um através das mãos do Bonsaista. O bonsai é a técnica de cultivo de árvores em bandeja, ou seja, em vasos rasos. Traduzido literalmente a palavra bonsai significa “plantado em bandeja”
Técnica/arte de miniaturizar plantas (árvores e arbustos) com métodos específicos visando manter as características normais e proporções. A arte consiste em criar árvores em vasos pequenos que apresentem uma aparência antiga, ou seja, de uma árvore velha.
O Bonsai é uma árvore e como todas as árvores e seres vivos ela necessita de sol e água para sua sobrevivência. E nada melhor do que manter seu Bonsai longe de interiores das casas ou escritórios. O melhor local é em ambiente externo ou em sacadas e varandas que peguem sol durante uma parte do dia. O bonsai deve ficar exposto ao sol, vento e chuva como uma árvore na natureza. Então antes de comprar alguma planta verifique onde você vai coloca-la e se este local é o ideal para a espécie viver com saúde.
O bonsai pode ser cultivado em um ambiente interno desde que tenha as condições necessárias para seu crescimento saudável. Portanto o lugar ideal para situá-lo dentro de casa será em um local arejado e perto de uma janela grande e iluminada. Nada de interior como centro de mesa e estantes. Cuidado também para não deixar próximo a aparelhos eletrônicos que esquentem.
Local ideal para cultivar seu bonsai é deixá-lo na natureza faça chuva ou sol
A rega do Bonsai é um dos motivos pelos quais mais more Bonsai. Isso porque por se tratar de uma planta pequena as pessoas costumam deixar de regar ou regar de forma errada. O Bonsai deve ser regado de forma abundante, ou seja, até que a água escorra pelos furos de drenagem do vaso. Somente desta forma podemos garantir que todo o substrato esteja molhado. A frequência da rega também é um fator decisivo, pois se deve efetuar a rega toda vez em que o substrato comece a ficar seco. Geralmente devemos fazer regas diárias, porém tudo vai depender do seu micro clima e do local onde o Bonsai se encontra. Em alguns locais e épocas do ano há a necessidade de regar mais de uma vez por dia. Também é aconselhável molhas as folhas para proporcionar frescor e retirar o pó das folhas.
A rega deve ser feita de preferência sempre na parte da manhã. Porem ele pode ser regado em qualquer horário do dia. O mais importante é não esquecer de regar o seu Bonsai.
Clique aqui e veja os acessórios para seu cultivo.
A maneira mais fácil e prática de fornecer nutrientes ao bonsai é através de adubo químico Osmocote NPK que contenham micronutrientes. Porém existem diversos outros adubos orgânicos que contem micronutrientes essenciais para seu bonsai. No caso dos adubos líquidos recomendamos o que vendemos em nossa loja. Que são fertilizantes já testados e utilizados em bonsai. Já estes encontrados no mercado, utilizar metade da recomendação indicada pelo fabricante e seguir as indicações de aplicação descrita na embalagem do produto. Cuidado com o excesso de adubação. A adubação liquida deve ser feita a cada quinze dias na primavera, verão e no outono, e uma vez por mês no inverno. Já os adubos sólidos recomendam-se deixar conforme a recomendação do produto.
Clique aqui para ver os fertilizantes que temos!
A poda no bonsai faz parte de sua manutenção e é através dela que damos o formato ao nosso bonsai. Existem vários tipos de poda como a de manutenção que pode ser feita durante todo o ano onde retirar os galhos que saem do formato da copa. A de seleção de galhos feito para eliminar galhos que não vão fazer parte do desenho da planta. Nas podas mais drásticas é indicado utilizar nos cortes uma pasta cicatrizante para evitar a entrada de fungos e bactérias.
Para fazer a poda você pode usar tesouras especificas para bonsai que possuem maior durabilidade e afiação. Mas caso não tenho pode utilizar outras tesouras desde que seja bem afiada. Já para podas de galhos maiores utilizamos alicates bola e lateral específicos e que dão um acampamento melhor nas cicatrizes. Todos esses materiais você também pode encontrar em nossa loja.
Clique aqui para ver as ferramentas disponíveis na loja!
Clique aqui e veja também nosso vídeo no youtube de como podar seu bonsai.
O transplante nada mais é do que a troca de substrato, ou seja, a renovação do substrato antigo por um novo. Para que os nutrientes sejam renovados dando mais saúde à planta. A técnica consiste em retirar a planta do vaso, desfazer o torrão e colocar ela novamente no vaso. Este vaso pode ser maior, menor ou o mesmo. Durante a vida de um bonsai ele vai necessitar de constantes transplantes tanto para vasos maiores quanto para menores. Isso porque devemos tralhar as raízes. Criando mais raízes capilares e mantendo a saúde da planta. O transplante deve ser feito a cada dois anos mais ou menos tudo depende da espécie em questão, pois algumas possuem um crescimento mais vigoroso do que outras. Observar a planta e seu substrato é a melhor maneira de ver se a mesma necessita de troca de substrato. Os sinais apresentados geralmente são a perda de crescimento da planta e a deficiência de alguns nutrientes. Além do acumulo de raízes dentro do vaso.
O substrato ou a terra do bonsai deve ser aerado e que contenha os nutrientes necessários para sua planta se manter saudável. O substrato geralmente é composto por material orgânico e inorgânico.
O orgânico pode ser turfa, terra preta, casca de pinus entre outros. Lembrando que não devemos colocar substancias que causem a compactação do solo como terra argilosa.
A parte inorgânica geralmente é composta por pedrisco e caqueira. O pedrisco são pedrinhas de rio de varias granulometrias. Já a caqueira são cacos de telha ou tijolo cerâmico sem o pó, também em granulometrias diferentes. A caqueira é utilizada aqui no Brasil como substituta da Acadama. A acadama é feita de rocha vulcânica que apresenta grande porosidade e retenção de água.
A quantidade de cada elemento para compor o substrato vai depender do seu micro clima e de sua atenção ao Bonsai. Isso porque um substrato mais aerado e com mais inorgânico seca mais rápido em comparação com um substrato mais orgânico.
Clique aqui para ver os substratos prontos que temos!
As pragas e doenças que afetam o bonsai são as mesmas que encontramos nas plantas convencionais, portanto o tratamento será praticamente o mesmo. Muitos dos problemas que aparecem estão relacionados com a falta ou excesso de regas e no bonsai de interior com a falta de luz, ventilação e umidade ambiental. Hoje nossa loja já possui todos os produtos necessários caso você precise fazer algum tratamento em seu bonsai. E além disso temos um WhatsApp (47 997804148) disponível para você retirar qualquer dúvida.
Clique aqui para ver os produtos!